Melhor Código

Junte-se a uma equipe de desenvolvedores incríveis. Deixe seu e-mail e receba ajuda, artigos e dicas (exclusivas)!

Qual a Melhor Linguagem de Programação?

Quando eu era criança, se eu quisesse jogar vídeo game eu tinha que escolher um dentre os dois grandes consoles da época: Super Nintendo ou Mega Drive. Era a chamada batalha dos consoles, que já tinha se iniciado alguns anos antes, mas ficou ferrenha mesmo com a chegada dos consoles de 16 bits, tanto que mesmo que você tivesse dinheiro pra comprar os dois consoles, você tinha que escolher um e dizer que aquele era o melhor. Hoje ainda acontece algo parecido entre os consoles da Microsoft e da Sony, mas não com a mesma proporção de antes.

Você que faz algum curso na área de computação, ou apenas gosta de programar, certamente já deve ter tido contato com esse tipo de guerra e provavelmente já deve ter percebido que ela vai além de consoles, entrando em outras áreas como no campo das linguagens de programação.

Qual será melhor linguagem de programação?

Qual será a melhor linguagem de programação?

Quando estava na faculdade, via muitos colegas defendendo de forma veemente a tecnologia que estavam utilizando, alguns veteranos debatendo que tal linguagem era melhor, que eu não deveria aprender a outra linguagem porque seria perda de tempo, que a deles era melhor. E eu, recém chegado no curso, ficava perdido sem saber qual linguagem de programação aprender.

Eu já falei isso na última Live do Melhor Código, mas resolvi escrever este post para aprofundar um pouco mais no assunto com dados mais atualizados.

Recentemente a RedMonk fez um ranking das linguagens de programação mais utilizadas pelos usuários do Github e StackOverflow e esse aqui é o gráfico que ela disponibilizou:

Ranking da Radmonk das linguagens de programação mais populares do Github e StackOverflow

Ranking da Radmonk das linguagens de programação mais populares do Github e StackOverflow

De acorodo com o gráfico as Top 20 Linguagens são:

01. JavaScript
02. Java
03. PHP
04. Python
05. C#
05. C++
05. Ruby
08. CSS
09. C
10. Objective-C
11. Perl
11. Shell
13. R
14. Scala
15. Go
15. Haskell
17. Matlab
18. Swift
19. Clojure
19. Groovy
19. Visual Basic

Os números repetidos significam os empates entre cada linguagem, e vale ressaltar que esse gráfico representa a POPULARIDADE de cada linguagem nos respectivos sites, isso não significa que a que está no topo do ranking é a melhor, muito menos as que as outras são piores

Coloquei esse gráfico aqui para você ter uma ideia das linguagens mais usadas no momento.

Mas diante desses fatos, como saber qual linguagem realmente é a melhor?

Sabe, quando a gente vai crescendo e amadurecendo, parece que algumas coisas vão ficando bem mais simples. Voltando um pouco à história dos consoles, pra quê se joga video game? Hoje quando eu pego um jogo, minha única finalidade é puramente me divertir, pouco me importa se o game tem gráficos de saltar os olhos, se ele está sendo rodado à 60 fps em Full HD, o que eu quero mesmo é relaxar, me divertir mesmo e eu creio que isso se aplica às linguagens de programação também. Quando você entra no mercado de trabalho e tem que lidar com clientes dificilmente esse cliente vai se importar com qual tecnologia você está usando, ele só quer o projeto pronto e funcionando no prazo previamente estabelecido. Se você faz sistemas para web, o cara não vai querer saber se você fez em PHP ou Ruby, em Java ou C#, ele só vai querer o sistema dele funcionando e solucionando o problema que ele tinha. As linguagens de programação funcionam como um meio para se chegar à um fim, no caso a satisfação dos seus clientes (ou chefe, ou professor) e consequentemente um bom salário (ou boas notas).

Tá ok, existem vagas de emprego que só aceitam uma determinada linguagem, algumas pagam mais, outras menos. E existem até empresas que pagam bastante por programadores para manter os seus sistemas legados, feitos em Delphi ou Cobol. Cabe a você analisar o cenário, decidir em qual ramo vai atuar (sistemas legados, desenvolvimento web, desktop, mobile) e a partir daí escolher qual linguagem vai usar.

Falando agora na real, resumindo tudo que foi dito aqui:

A melhor linguagem de programação é aquela que põe dinheiro no seu bolso Jessé Pelerano

Pronto, falei! Você pode compartilhar e dizer que foi eu que disse =D

Bom, essa é minha opinião, mas e você? O que você acha disso tudo? Concorda ou discorda? Deixa aí nos comentários sua resposta.

PS: Ah e não deixe de fazer parte da equipe do Melhor Código, é só deixar seu email aqui para receber primeiro esse e outros conteúdos exclusivos 😉

img

Você sabe o que é um Programador Profissional?
Faça parte da equipe Melhor Código e receba completamente GRÁTIS este bônus exlusivo!




Também detesto spam, fique tranquilo 😉

Deixe sua resposta